Tecnologia assistiva
*Flávia Santana dos Santos
RESUMO
A ampliação do acesso e permanência do estudante com deficiência ao ensino comum, vem conquistando diversos espaços sociais e legitimando sua presença de maneira efetiva e regular na sociedade atual. Esse movimento tem possibilitado um trabalho pedagógico diverso à essas diferenças no ambiente escolar. Para tal, precisamos refletir sobre as questões de acessibilidade, dentre outras, a Comunicação Alternativa Ampliada através da Tecnologia Assistiva como mecanismo de interação e interlocução dos sujeitos participantes, proporcionando-lhes formas próprias e coerentes de dialogarem com o contexto diário que os cercam. Este artigo tem por objetivo propor algumas possibilidades de recursos que a Comunicação Alternativa Ampliada dispõe para estudantes com deficiência no ensino comum através da Tecnologia Assistiva.
Palavras-chave: comunicação alternativa ampliada, estudante com deficiência, tecnologia assistiva.
INTRODUÇÃO
Os trabalhos que vem sendo desenvolvidos pelas escolas no processo inclusivo de estudantes com deficiência, tem provocado um movimento inquietante da sociedade para a efetivação dessas pessoas no contexto diário do sistema escolar. A demanda deste perfil de estudante é crescente, uma ida sem volta, de muitas possibilidades e vários caminhos. A Comunicação Alternativa Ampliada através da Tecnologia Assistiva é uma ferramenta de trabalho que vem proporcionando interação e aprendizado a estes estudantes na escola inclusiva do século XXI.
_______________
*Professora efetiva da Rede Municipal de Contagem, graduada em Normal Superior pela Fundação Estadual Helena Antipoff. Atua no Ensino Comum e no Ensino Especializado a estudantes com deficiência. e-mail: flaviasantana.mg@hotmail.com A concepção de escola inclusiva se fundamenta no reconhecimento das diferenças humanas e