tecnologia assistiva
Michele D` Aleluia
Viviane Maria
Abordagem da Terapia Ocupacional no auxílio para cegos ou pessoas com visão subnormal
Trindade
2013
Jordana Ramos
Michele D` Aleluia
Viviane Maria
Abordagem da Terapia Ocupacional no auxílio para cegos ou pessoas com visão subnormal
Trabalho apresentado à disciplina de Tecnologia Assistiva , do curso de Terapia Ocupacional do quarto período da Faculdade União de Goyazes.
Professor: Sávio
Trindade
2013
INTRODUÇÃO
Pessoas portadoras de deficiência visual ou visão subnormal necessitam de uma atenção maior voltada ao campo da tecnologia assistiva, com intuito de otimizar e melhorar a sua independência e autonomia e melhor qualidade de vida, os serviços de terapia ocupacional fornecem a esses indivíduos uma nova perspectiva de vida que possa auxiliar nos seus afazeres diários, ou seja, adaptar seu estilo de vida aos recursos tecnológicos e de ajuda .Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) existe cerca de 45 milhões de cegos e 135 milhões de portadores de visão subnormal no mundo, a perda da capacidade visual pode levar há diversos fatores entre eles a problemas psicológicos ,sociais , econômicos e como consequência a perda da auto-estima .
“ Somos diferentes , mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais” . (Teatro Vozes da Consciência)
CEGUEIRA
Cegueira é a falta da visão, ou perda de visão que não pode ser corrigida com óculos ou lente de contato , podendo ser total ou parcial( Visão limitada). Existem algumas causas, tais como : Acidentes ou ferimentos na superfície dos olhos, diabetes, glaucoma, degeneração macular, catarata.
VISÃO SUBNORMAL
Visão subnormal ou baixa visão é um comprometimento da função visual, mesmo após o uso de óculos, tratamento, lentes ou implante. Uma pessoa com visão subnormal apresenta 20% ou