Tecnologia assistiva
SBC 2012
Introdução
A importância da tecnologia assistiva. Ela nos fala da inclusão e exclusão, a importância de buscar informação e transformar em conhecimento. A escola deve estar aberta e incorporar novos hábitos, comportamentos, percepções e demandas, isto é, abrir novos caminhos para um novo conhecimento, para novos recursos para o aluno com deficiência. A comunidade tem, que esta ciente que os PCN é uma referência para transformação de objetivos, conteúdos e didática de ensino. Que a incorporação das inovações tecnológicas só tem sentido se contribuir para melhoria da qualidade de ensino. Todos têm que nos conscientizar que se não for para melhorar a educação é melhor não usar.
1.Contexto Histórico
O termo Assistive Technology, traduzido no Brasil como Tecnologia Assistiva,foi criado em 1988 como importante elemento jurídico dentro da legislação norte-americana conhecida como Public Law 100-407 e foi renovado em 1998 como Assistive Technology Act de 1998 (P.L. 105-394,S.2432).
Compõe, com outras leis, o ADA- American withDisabilitiesAct, que regula os direitos dos cidadãos com deficiência dos EUA,além de prover a base legal dos fundos públicos para compra dos recursos que estes necessitam.
No Brasil, o Comitê de Ajudas Técnicas- CAT, instituído pela Portaria Nº 142,de 16 de novembro de 2006 propõe o seguinte conceito para a tecnologia assistiva: “Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de características interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, praticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência,incapacidades ou mobilidades reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”(ATA VII – Comitê de Ajudas Técnicas ( CAT ) – Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência ( CORDE) – Secretaria Especial dos Direitos