Tecnologia aplicada a educação
REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NA ESCOLA
Atualmente a tecnologia vem “invadindo” os espaços educacionais trazendo inovações informações para os educadores e aos alunos.
Retroprojetores, Data Show, laboratório de informática, TVs, DVDs, o uso cada vez mais precoce da internet pelos alunos desde antes da alfabetização, os laboratórios de ciências com recursos inovadores e instigantes, além de vários outros fazem com que os alunos se sintam mais motivados para o aprendizado.
Porém o fato de que são raras as instituições de ensino que dispõe de todos esse equipamentos citados e fazem o bom uso promovendo assim uma educação verídica. Infelizmente a tecnologia em algumas instituições é apenas um sonho que fica muito distante do caos que é enfrentado pela maioria das escolas de nosso país
Infelizmente os profissionais que trabalham com a educação, não possuem instruções, cursos de formação para trabalhar com as inovações tecnológicas. As TICs são um exemplo de documentos criados para explicar um pouco sobre a tecnologia no ambiente educacional. Mas muito dela não saiu do papel.
Sem instrução muitos professores sem preparação acabam não sabendo aproveitar o potencial que a tecnologia dispõe, sendo assim o prejudicado é o aluno, que por sua vez não explora tudo que poderia e deveria fazer.
Em algumas instituições pode sim dizer que está ocorrendo uma revolução tecnológica. Mas é um erro generalizar, pois muitas escolas de nosso país mal possuem infraestrutura básica, quanto mais um ambiente voltado para tecnologia. É fácil dizer que escolas do sul e do sudeste estão evoluindo tecnologicamente, pois são regiões com grandes centros econômicos, em desenvolvimento. Agora o fato é que muitos alunos que moram no nordeste, norte e centro-oeste, em áreas isoladas e com pouco incentivo educacional, desconhecem essa tecnologia questionada.
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NA SALA