Tecnologia, Ambiente social, econômico e sustentavel
Fonte: HSM Management, ano 2006l, v. 10, n. 54, p. 76-80, jan./fev. 2006.
O artigo aborda um tema discutido por todos os seres humanos: a tecnologia, o ambiente econômico, social e a sustentabilidade. A HSM cria um contexto real, quanto as interconexões entre o mundo globalizado, onde tecnologias estão avançando intensamente podendo ocasionar um colapso devido a sua complexidade.
Descreve algumas mudanças no setor econômico que aconteceriam na década do ano de sua publicação, no qual o associa aos grandes avanços tecnológicos, ao rápido crescimento da China e aos seres humanos no qual o autor nomeia de maquinas sociais, por interagirem com freqüência aos sistemas de redes, por este motivo, estes se colocam no centro das conexões, no mesmo momento o autor afirma que poderemos chegar a um patamar de cooperação devido ao otimismo, pois queremos desafios ou oportunidades, o qual seria mais significativo em uma nova sociabilidade.
Acredita-se que as revoluções tecnológicas, foi um processo para ocorrer transformações, como estas estão acontecendo rapidamente não poderá ser possível analisar algumas tendências, mas sim as relações e reputações de um individuo para fabricar as coisas. No mesmo instante que ele acredita que é necessário estas revoluções tecnológicas para acontecer transformações, também se questiona quanto aos riscos que corremos com as mesmas e se elas poderão nos salvar quando passarmos por um período de “desinvenção”.
É possível afirmar que este artigo apresenta fortes características da atualidade, deixando o leitor fazer suas próprias conexões, como em quais momentos devemos inventar, antes de agravar a situação, um dos exemplos práticos atuais é a inseminação artificial e a barriga de aluguel no qual se discute quem é a verdadeira mãe. Demonstra de forma intensa as conseqüências das evoluções tecnologias, pois o autor