tecnoligias
A determinação ou conhecimento das propriedades mecânicas é muito importante para a escolha do material para uma determinada aplicação, bem como para o projeto e fabricação do componente.
As propriedades mecânicas definem o comportamento do material quando sujeitos à esforços mecânicos, pois estas estão relacionadas à capacidade do material de resistir ou transmitir estes esforços aplicados sem romper e sem se deformar de forma incontrolável.
As principais propriedades mecânicas são:
Rigidez
Resistência
Dureza
Tenacidade
Seus principais pontos são:
Um corpo quando tem uma força sendo aplicado a ele, sofre, por menor que seja, uma deformação. e a capacidade de resistir a essa deformação é a rigidez.
Exemplo → Rigidez em um corpo em compressão:
Sendo (A)a área da sessão do corpo antes da compressão (Por exemplo, se for um cilindro, a área do circulo), E é o módulo de elasticidade, e L tamanho do corpo perpendicular a força sendo aplicada.
A rigidez k de um corpo com deflexão em distância sob força aplicada (na figura ao lado ) é:
Corpo sendo Comprimido
No Sistema Internacional de Unidades, a rigidez é tipicamente medida em Newton por metro. Como tanto a força aplicada quanto a deflexão são vetores, no geral seu relacionamento é caracterizado pela matriz de rigidez.
Resistência no campo da mecânica dos sólidos, é a força resultante da aplicação de uma força sobre um material. É a deformação do material que gera a força resultante, na medida direta de seu módulo de elasticidade.
Na engenharia, a resistência mecânica de uma estrutura é a sua capacidade de suportar as solicitações externas sem causar deformações plásticas.
Dureza É a resistência que o material tem a riscos e penetrações. É medida experimentalmente por vários processos , um dos equipamentos mais utilizado é o Durômetro, método consiste em medir a profundidade da impressão deixada no material com a aplicação da carga e é dependente de outros