Tecnlogia Das Constru Oes
2156 palavras
9 páginas
CEDTEC – CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TÉCNICOCurso: Edificações
Disciplina: Tecnologia das construções
Philipe de Araujo Costa
Ferramentas da qualidade: As Sete Novas Ferramentas da Qualidade
Vila Velha ES
2015
Ferramentas da qualidade: As Sete Novas Ferramentas da Qualidade
Trabalho apresentado à disciplina de Tecnologia das Construções, do Curso de Edificações do Centro de Desenvolvimento Técnico, como requisito parcial para a formação em dezembro de 2015
Vila Velha ES
2015
INTRODUÇÃO
As sete novas ferramentas da qualidade foram criadas durante a década de 70, mudando um pouco o foco do que era conhecido até então. Se anteriormente tínhamos ferramentas que abordavam a resolução dos problemas visando a detecção das causas como algo voltado apenas para profissionais da qualidade, nesta revisão passamos a ter algo focado para a gestão como um todo, na administração de processos e os dificuldades que podem aparecer durante a busca por metas estabelecidas.
1 - Diagrama de Afinidade
O diagrama de afinidades, também chamado de “método KJ”, ou “método LP” (linguaje processem), é uma das sete novas ferramentas da qualidade, também chamadas de ferramentas gerenciais, de gestão ou de planejamento.
O diagrama de afinidades é uma ferramenta que tem como objetivo principal esclarecer o caráter, a forma e a dimensão ou extensão de problemas ao agrupar ideias e opiniões (em um método parecido com o brainstorming) de acordo com suas similaridades em situações onde não há a disponibilidade de dados estatísticos para a tomada de decisões.
Por se tratar de um método um pouco demorado o “diagrama de afinidades” não é recomendado para a análise de problemas simples e que exijam resolução rápida, apenas para problemas que apresentem um nível maior de complexidade.
Para a elaboração do “diagrama de afinidades” devem-se seguir as seguintes etapas básicas:
- seleção do