Tecnicoseguranca
678 palavras
3 páginas
Os Conceitos Básicos dos Sistemas de AterramentoDepartamento de Engenharia e Produto e Mercado - Grupo Intelli
Palavras-chaves — Haste de Aterramento, Aterramento, Potencial de Toque, Potencial de Passo. I. INTRODUÇÃO A crosta terrestre com todos os elementos químicos é o grande ponto referencial de terra de todos os circuitos elétricos. Dela são retirados todos os elétrons que depois deverão ser devolvidos, para que o primeiro princípio da termodinâmica não seja violado; a energia não pode ser criada e nem destruída, apenas transformada. Isso deve ocorrer instantaneamente para restaurar o equilíbrio termodinâmico. Os metais condutores de energia são os materiais utilizados para a restauração deste equilíbrio, pois como características possuem elétrons que circulam livremente de um átomo para outro. Desta maneira, todos os elétrons deste condutor participarão deste movimento e neste esforço haverá variação de temperatura, pois a quantidade de elétrons disponíveis no condutor é infinitamente menor que a quantidade de elétrons disponíveis na crosta terrestre. Potencial de Toque
1- Situação com risco – Sem aterramento, o único caminho para a corrente é o corpo.
2- Situação sem risco - Com aterramento, a corrente não circula pelo corpo. Potencial de Passo
II. POTENCIAIS DE TOQUE E PASSO Além do aumento da temperatura pelo excesso de elétrons livres circulantes, haverá também um congestionamento nas vizinhanças do terra, o que provocará um aumento do potencial de terra. O aumento de temperatura pode ser administrado com o correto dimensionamento dos condutores de terra. Já os fenômenos derivados do congestionamento nas vizinhanças do terra, que são potencial de passo, toque e cerca, podem ser minimizados com a construção de uma malha de aterramento adequada.
1- Situação com risco – Sem malha de aterramento, pode-se formar um alto potencial entre as pernas (potencial de passo), o que cria meios para a circulação de corrente pelo corpo.
1
ramento,