Tecnico
Tributação no Comércio Exterior
Imposto de Importação (II)
Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
PIS (importação) COFINS(importação)
1- Incidência
1) O II incide sobre mercadoria estrangeira.
1) O IPI incide sobre produto industrializado de procedência estrangeira.
Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) 1) O PIS-PASEP1) O ICMS incide sobre a importação e a COFINS- entrada de mercadoria importação incide na ou bem importados do importação de produtos exterior, por pessoa estrangeiros. física ou jurídica, ainda que não seja 2) O PIS-PASEPcontribuinte habitual do importação e a COFINS- imposto, qualquer que importação incide na seja a sua finalidade. importação de serviços 2) O ICMS incide sobre estrangeiros. o serviço prestado no exterior ou cuja prestação se tenha iniciado no exterior.
CIDE-Combustíveis (importação)
Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM)
1) A CideCombustíveis incide sobre a importação de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados, e álcool etílico combustível.
1) O AFRMM incide sobre o frete, que é a remuneração do transporte aquaviário da carga de qualquer natureza descarregada em porto brasileiro.
2-Fato Gerador
1) É a entrada de mercadoria estrangeira no território nacional.
1) É o desembaraço de produto de procedência estrangeira.
1) É a entrada de mercadoria estrangeira no território nacional. 2) É o pagamento, o crédito, a entrega, o emprego ou a remessa de valores a residentes ou domiciliados no exterior como contraprestação por serviço prestado.
1) É o desembaraço aduaneiro de mercadorias ou bens importados do exterior. 2) É o recebimento, pelo destinatário, de serviço prestado no exterior.
1)São as operações de importação de: 1.1) gasolinas. 1.2) diesel. 1.3) querosene de aviação e outras querosenes. 1.4) óleos combustíveis. 1.5)