tecnico
Critica ao “dilema pré-socrático”(em que aspecto Platão coincide e diverge com Democritos). Expressões metafóricas: “primeira navegação” e “segunda navegação, qual das 02 metáforas alude aos pré-socráticos, em que sentido Platão os critica, o que ele quer dizer com a segunda metáfora.
Platão critica os pré-socráticos pois eles não conseguirão unir os pensamentos divergentes do ente é o “ser”, uno, imutável com o devir que é transitório, mutável o “não ser”. Então Platão torna compatível a unidade do ente com a multiplicidade das coisas a partir do termo grego Eidos(idéias), que define o pensamento e existe por si mesmo.. Sendo assim as idéias de Platão se identifica mais com Parmênides, pelo fato de buscar a essência do ser, que é eterno e verdadeiro diferente de Demócrito que é materialista e relacionado com o mundo sensível. Apesar da divergência com Demócrito, ele utiliza a teoria Platônica em diversos aspectos da realidade.
As expressões “primeira navegação e segunda navegação: Platão serve-se dessas expressões metafórica, para ressaltar a originalidade de sua filosofia (descoberta da metafísica)
Na primeira navegação os pré-socráticos buscavam explicações nos elementos puramente físicos, sendo assim uma filosofia naturalista (impulso do vento), ou seja pensamento pouco “fora da rota”.
Na segunda navegação teve contribuição pessoal de Platão (o esforço pessoal). Filosofia que não9 se apóia nos sentidos, e sim na razão pura, sendo considerada como a nova rota pois a verdadeira causa não esta no sensível mas no inteligível.
O que Platão quer significar com a noção de mundo inteligível. “Em que sentido este procede e fundamenta o mundo sensível”. Como Platão relaciona os 02 mundos. Faça um gráfico:
O mundo inteligível é o mundo da idéias onde tudo e perfeito e imutável, não podemos tocá-lo, não podemos mudá-lo só o pensamento pode nos levar ate o mundo das idéias. No entanto o mundo inteligível é a explicação causal do mundo sensível,