TEcnico
R: Dada à escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, quais produtos que serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricados. Terá de escolher ainda, quais os recursos a ser utilizados para a produção de bens e serviços. A concorrência diária decide como vão ser produzidos os bens e serviços. Os produtos escolhem o menor custo de produção possível.
2- Quais as principais diferenças entre uma economia de mercado e uma economia centralizada?
3- O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?
4- Explique o formato da curva de possibilidades de produção. Qual seria esse formato se os custos de oportunidade fossem constantes?
5- Explique o que vem a ser argumentos positivos e argumentos normativos em Economia.
6- Qual o papel dos preços relativos na análise microeconômica?
R: Os preços relativos têm papel fundamental, pois a escolha dos agentes econômicos é baseada nas diferenças de preços dos bens (os preços relativos entre os diferentes bens e serviços) e não nos preços absolutos.
7- No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese coeteris paribus?
R: Num contexto de equilíbrio parcial, no qual observamos apenas a oferta e a demanda de um determinado mercado, utilizamos esta hipótese para que alterações em outras partes da economia não interfiram na nossa análise de forma a alterar o equilíbrio. Com isso, obtemos um estudo mais simples e objetivo das variáveis que influenciam mais diretamente o comportamento dos agentes econômicos neste mercado (obtemos um efeito “puro” ou “líquido” de cada uma dessas variáveis).
8- Qual o principal campo de atuação da teoria microeconômica?
R: Os campos de atuação da Teoria Microeconômica, preocupada na determinação do preço de bens e serviços e dos fatores de