Tecnico em Segurança do Trabalho
A síndrome cérvico-braquial é uma síndrome clínica com sintomas provocados pela sobrecarga de peso doloroso ou o uso de um esforço físico intenso e súbito, fazendo-a comprimir em espaços apertados e tecidos moles da coluna cervical e hiperextensão do músculo escaleno ou deslocamento de articulações vizinhas.
Como ela pode ser adquirida no trabalho?
A síndrome cérvico-braquial pode ser adquirida pelo simples fato de você estar repetidamente fazendo o mesmo movimento usando uma postura totalmente errada.
O que ela provoca no nosso organismo? geralmente provoca compressão das raizes nervosas determinando sinais e sintomas neurológicos, além de dor de intensidade progressivamente maior.
Prevenção (Síndrome Cervicobraquial relacionada ao trabalho) Avaliar e monitorar as condições dos ambientes de trabalho, atentando para o modo como as tarefas são realizadas e, neste caso, em especial aquelas envolvendo contratura estática ou imobilização por tempo prolongado de segmentos corporais, como cabeça, pescoço ou ombros. Atentar à tensão crônica, esforços excessivos, elevação e abdução de braços acima da altura dos ombros empregando força, vibrações de corpo inteiro.
Todo trabalhador designado para o transporte manual regular de cargas, que não as leves, deve receber treinamento ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalho que deverá utilizar com vistas a salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes”.
O Setor de Segurança do trabalho da empresa deve programar palestras orientativas quanto a tal aspecto, informando aos trabalhadores os tipos de doenças que podem vir a adquirir, caso não respeitem ao procedimento de levantamento de cargas com flexão das pernas (correto), pois costumam fazer o contrário, ou seja, flexionam o tronco (errado).
Errado