Tecnico em redes
Iremos usar uma tecnologia totalmente redundante com 2 nuvens MPLS, operadora VIVO e Embratel, para atender a demanda de crescimento da empresa ACME. A arquitetura utilizada na rede da Empresa ACME, foi feita com base nas recomendações de melhores praticas, de acordo com o fabricante Cisco Systems, e o Internet Engineering Task Force (IETF) e Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos ou IEEE, com uma topologia baseada em uma rede Full mesh, e que garante o funcionamento de todos os serviços especificados nas solicitações feitas pela empresa contratante, no levantamento de requisitos, e a seguir, apresentamos os pontos que define o projeto.
Operadoras Contratadas
Foram contratadas para implementação do projeto, os serviços das operadoras VIVO e Embratel que indicaram que tem viabilidade para atender todos os pontos de acordo com o contrato oferecido.
Contrato de Nível de serviço
O contrato com as operadora é de um garantia de SLA de 99,3%, com garantia de 0,4% de perda de pacotes e com delay Maximo de 30 milissegundos entre as localidades, o atendimento para quedas de link é de até 4 horas para resolução do problema a partir do momento da abertura de chamado com a operadora, com exceção a problemas massivos.
Tecnologia de Nuvem do ISP Utilizada
A tecnologia de nuvem da rede das operadoras é o Multi Protocol Label
Switching (MPLS), é um mecanismo de transporte de dados pertencente à família das redes de comutação de pacotes. O MPLS é padronizado pelo
IETF- Internet Engineering Task Force através da RFC-3031 e opera numa camada OSI intermediária às definições tradicionais do Layer 2 (Enlace) e Layer 3 (Rede), pelo que se tornou recorrente ser referido como um protocolo de "Layer 2,5".
Tecnologias para acesso a nuvem MPLS
Metroethernet: Podendo alcançar de 1Mbps a 1Gbps, esta tecnologia utiliza links de fibra como link desde o modem até o acesso a operadora.
TDM: Utilizando modem