tecniccas
Wellington Fernandes Moraes
Gastronomia
N. D3
Introdução
Para que um aluno do curso superior de gastronomia possa se especializar na área de sua escolha, em primeiro lugar deve ter um vasto conhecimento dos ingredientes que irá usar em sua ficha técnica (receita). Para que com esse conhecimento possa executa-las com perfeição e até ser inspirado a criar suas próprias receitas, de modo que também faça com que se desafie e sempre se inspire. Esse catalogo está organizado em quatro capítulos e seu conteúdo está também organizado em ordem alfabética.
No primeiro capítulo, serão abordadas as ervas aromáticas, que sabemos quais são mas não seu vasto uso. No segundo as especiarias, algumas que fazem parte do nosso cotidiano doméstico e outras muito exóticas ao nosso paladar. No terceiro capitulo será sobre legumes, elementos essenciais para qualquer receita e no ultimo capitulo falaremos de verduras, que sabemos alguns paulistas nem chegam perto na hora de suas refeições.
Espero que o leitor possa com facilidade consultar esse catalogo e que seja de boa e grande ajuda.
Boa leitura!!!
Capitulo 1, Ervas ALECRIM: Erva aromática com odor agradável e forte. Muito utilizado na região do mediterrâneo, é ingrediente indispensável em assados á base de carne, peixes, pães e massas. Faz um casamento perfeito com azeite de oliva e alho.
ALFAVACA: pode ser utilizada em diversas receitas à base de carnes vermelhas e aves. Combina também com molhos a base de tomates e manteiga de ervas.
CHEIRO-VERDE: É uma mistura de cebolinha-verde com salsa. Fresco ou desidratado, esse tempero é indicado para dar sabor e aroma aos refogados, aos ensopados e aos assados em geral.
COENTRO: as folhas do coentro são aromáticas e podem ser empregadas para tempero de peixes e moquecas.
FOLHAS DE ALHO: as folhas de alho têm o mesmo aroma e sabor, mas mais