tecnicas para registro de processo
Técnicas para registros de processo
Introdução
As Técnicas para registros de processos de negócios, como o fluxograma, diagrama de blocos funcionais de fluxo, diagrama de fluxo de controle, surgiram no início do século 20. Os gráficos de Gantt estavam entre os primeiros a chegar por volta de 1899, os fluxogramas em 1920. Ainda assim, estes representam apenas uma fração das metodologias utilizadas ao longo dos anos para documentar processos de negócios. O termo em si foi cunhado na década de 1960 na área de engenharia de sistemas por S. Williams em seu artigo "Business Process Modeling Improves Administrative Control". Sua idéia era que as técnicas para a obtenção de uma melhor compreensão dos sistemas de controle físico poderiam ser usadas de forma semelhante para processos de negócio.
Na década de 1990 o termo "processo" se tornou um novo paradigma da produtividade. As empresas foram encorajadas a pensar em processos ao invés de funções e procedimentos. As modernas ferramentas tradicionais foram desenvolvidas com foco em métodos modernos em função de modelagem de atividades. Essas atividades multifuncionais têm aumentado severamente em número e importância devido ao crescimento da complexidade e dependências. Novas metodologias, tais como redesenho de processos de negócios, inovação de processos de negócios, planejamento de negócios integrados entre outros, visando a melhoria dos processos através das funções tradicionais que compõem uma empresa.
Simbologia
Os símbolos mais utilizados nos diagramas são:
Figura 1. Símbolos utilizados em diagramas
Alguns símbolos podem ser combinados para a realização dos diagramas: Figura 2. Combinação de símbolos nos diagramas
Tipos de diagramas
As técnicas feitas para os registros de processo são feito através de símbolos utilizados nos diagramas, existem dois tipos de diagramas:
Diagramas que indicam sucessão de eventos Fluxograma resumido(diagrama de processo