Tecnicas negociações
“Negociação é o processo de alcançar por meio de um acordo nas situações em que existam interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências e antagonismos de interesses, ideias e posições.”
(José Augusto Wanderley, 1998).
“Negociação é o processo de buscar a aceitação de ideias, propósitos e interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.”
(Rui Bernardes de Andrade; Rovigati Danilo Alyrio; Marcelo Alvaro da Silva Macedo, 2009).
“A negociação é o meio básico de conseguir o que se quer de outrem. É uma comunicação bidirecional concebida para chegar a um acordo.”
“A negociação é uma verdade da vida.”
(Roger Fisher; Willian Ury; Bruce Patton, 1994).
“Negociação é uma prática impulsiva da mais alta ordem por excelência.”
(Alain Lempereur; Aurélian Colson; Yann Duzert, 2009).
1- Você considera ser mais fácil ou ser mais difícil ter que negociar com pessoas da família e bem próximas a você? Exemplo: Ter que negociar algum assunto importante com o cônjuge, com os filhos, com os pais ou com algum amigo íntimo (seja uma viagem, uma aquisição, definir alguma prioridade doméstica, mudança no emprego ou de cidade etc.).
Resposta: Negociar com familiares é mais complicado, por sempre envolver sentimentos, fazendo com que as emoções interfiram e atrapalhe no raciocínio. Agora em uma negociação com uma pessoa desconhecida você tem um objetivo a chegar, e a pessoa não terá nenhum efeito emocional sobre ti para lhe fazer mudar de ideia e lhe tirar do seu foco.
2- O fato de ter intimidade e proximidade auxilia ou prejudica o processo de negociação? Se fosse negociar o mesmo assunto com alguém desconhecido, sua postura ou atitude seria diferente em algum aspecto? O