tecnicas negocia ao 2
Os métodos de negociação vêm sendo diferenciado dentro da visão do mundo globalizado, isto porque, a cada dia os administradores têm ampliado suas habilidades de negociar, aumentando suas áreas de atuação.
Habilidades de negociação, na maioria das vezes são aprendidas na pratica. Porém o comportamento pessoal, as características, valores e cultura de cada negociador, determinam o limite de aprendizado das habilidades adquiridas.
Buscar e aproveitar as oportunidades, também faz parte das habilidades de um negociador efetivo. Comunicar-se claramente com as partes envolvidas; sempre contribuir para um acordo ganha-ganha; aceitar desafios e constatar riscos sem afetar os objetivos; conhecer suas limitações e superá-las; ser flexível, adaptando-se às ocasiões encontradas; e, essencialmente, ser paciente e estar frequentemente se auto-avaliando.
No mundo global, as habilidades de negociação para os negociadores são importantes à medida que a dificuldade do ambiente necessite um comportamento e um porte cada vez mais adaptativo, pró-ativa. Portanto os negociadores devem ser capazes de avaliar o contexto da negociação, as variáveis envolvidas, os interesses e comportamentos envolvidos, buscar o maior número possível de opções, estabelecer critérios objetivos, procurando sempre firmar um acordo ganha-ganha, assim abrindo portas para parcerias e negócios futuros, fundamentais para globalização.
Existem algumas habilidades de negociação que os administradores precisam aperfeiçoar para atuar no mundo global, como:
● Concentrar-se nos interesses
● Buscar o maior número possível de alternativas
● Separar as pessoas dos problemas
● Comunicar-se
● Saber falar e ouvir
● Saber interpretar o comportamento humano
● Buscar relacionamentos duradouros
● Usar o silêncio adequadamente
● Ser flexível
Os negociadores que possuírem essas habilidades terão um diferencial plausível, e poderão ter melhores condições para negociar.