Tecnicas em negociação
Uberlândia, 01 de Maio de 2011
Redigir um texto sobre o conceito de NEGOCIAÇÃO, o processo e as variáveis básicas da negociação sob um enfoque sistêmico.
Após a leitura do cap. V do PLT e a discussão com os colegas do grupo, concluímos que:
As empresas buscam profissionais com a grande habilidade de negociar bem, seja com cliente, com fornecedor, com funcionários, com o chefe ou com os bancos e que o diferencial dos grandes negociadores é o talento desenvolvido ao longo do tempo, fruto de muito esforço e dedicação. Negociadores profissionais devem ser pessoas altamente qualificadas, pois suas decisões envolvem constantemente grandes valores monetários e podem definir o futuro da organização. Quanto ao estilo de negociação de cada pessoa é resultado dos sentimentos e atitudes experimentados no início de suas vidas, pois as diferentes experiências vivenciadas com o passar dos anos são fundamentais para a formação do perfil psicológico.
Os escritores Mills, Steele, Murphy e Russil elaboram uma lista contendo fatores críticos do sucesso e atitudes que devem ser tomadas durante uma negociação. Já Martinelli e Almeida resumem esses pontos básicos em:
- Concentrar-se nas idéias.
- Discutir as Proposições.
- Proporcionar alternativas a outra parte.
- Ter objetividade no equacionamento dos problemas.
- Apresentar propostas concretas.
- Saber falar e saber ouvir.
- Colocar-+se no lugar da outra parte.
- Ter consciência de que se negocia o tempo todo.
- Saber interpretar o comportamento humano e as reações das pessoas.
- Separar os relacionamentos pessoais do interesses.
- Evitar estruturar um relacionamento em função de um acordo.
Estas idéias são traduzidas como habilidades essenciais dos negociadores e é evidente que estas sugestões possuem vantagens e desvantagens, cabe então aos negociadores o discernimento necessário para utilizá-las da maneira adequada. Talvez a grande habilidade do negociador seja compreender as