tecnicas em negociação
A TGS (Teoria Geral de Sistemas) surgiu no início dos 50 com o biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy, complementando as teorias de informação e cibernética, entre outras que se fundiram nas ciências verdadeiras.
Abordaremos as considerações e os enfoques sistêmicos nos diferentes modos de administração e negociação, bem como os aspectos psicológicos de cada negociador envolvido no contexto e as possíveis e inevitáveis variáveis do processo.
Mesmo que complexa, a administração é uma ferramenta cada vez mais valorizada que conta com as teorias de vários autores para auxiliar o sucesso do negócio.
Taylor enfatiza a sistematização dos trabalhadores e as condições de trabalho; Fayol releva a integração de várias tarefas; Mayo defende a importância das relações pessoais e, entre outros, Barnard que enfoca o equilíbrio entre as comunicações formais e informais.
Ainda em 1930, Bertalanffy iniciou com a TS (Teoria dos Sistemas) , um conjunto de idéias e unidades relacionadas, com o propósito de afetar , interagir e criar interdependências com os demais envolvidos na administração. Além disso, embasar com conceitos para entender e gerir numa realidade cada vez mais complexa.
Esta teoria atraiu a atenção de vários profissionais que se atentaram para a evidente e indisfarçável necessidade da fusão das ciências lógicas, matemáticas e específicas humanas, reconhecendo-a e ampliando-a: a TGS.
Trataremos de breve, porém compreensível, abordagem dos processos contidos na negociação: a comunicação, variáveis básicas, habilidades dos negociadores, planejamento da negociação, a ética e o processo propriamente dito.
Primeiro Desafio
Como uma ciência de sistema aberto, a Administração tem o objetivo de detalhar o sistema total; os elementos importantes como o ambiente, os componentes, os recursos transformando, convertendo e gerenciando, além dos produtos, as pessoas e todos envolvidos nos sistemas.