tecnicas do nado peito
Técnicas do nado peito
Posição do corpo – O corpo precisa estar numa posição hidrodinâmica e horizontal. Os ombros ficam alinhados na superfície da água. Os movimentos dos braços tem o efeito de elevar a cabeça do nadador acima do nível da água para fazer a respiração.
Braçada – No inicio da primeira braçada após a saída e a cada volta, o nadador deve estar sobre o peito. As mãos devem ser lançadas juntas para á frente a partir do peito, abaixo ou sobre a água. Os cotovelos devem estar abaixo da água. As mãos devem ser trazidas para trás na superfície ou abaixo da superfície da água.
Pegada: A mão exerce a pressão sobre a água, os braços sentem a água, mãos sofrem uma rotação para fora e para baixo, os punhos ficam levemente flexionados e fazem um movimento acelerado para fora, para abaixo e para trás.
Puxada: Cotovelos fletidos, elevação superior a das mãos, palmas das mãos voltadas para trás.
Remada: Rotação dos braços para dentro, palmas voltadas para dentro. A remada acontece bem abaixo dos ombros
Recuperação: Acontece quando as mão são empurradas para frente. Cotovelos dobrados junto ao corpo, ao termino, braços estendidos, as mãos se recuperam em direção ao peito.
Respiração – A respiração deve acontecer em todas as braçadas ou pelo menos deve elevar a cabeça pra fora da água. O movimento de braços tende a elevar os ombros e inclinar a cabeça, ai então a inspiração e feita pela boca. Quando os braços estiverem estendidos, a cabeça volta para a posição normal, ritmo rápido, acompanha o ritmo.
Pernada – todos os movimentos das pernas devem ser simultâneos e no mesmo plano horizontal, sem movimentos alternados. Os pés devem estar virados para fora durante a parte propulsiva da pernada. Não são permitidos movimentos em forma de tesoura, pernada vertical alternada ou de golfinho. É permitido quebrar a superfície da agua com os pés, exceto seguido de uma pernada de golfinho.
Virada – Para virar, o nadador precisa tocar a borda com