Tecnicas de separação de misturas
Separar e purificar
Os materiais naturais são geralmente misturas de diversos componentes. É quase impossível encontrar substâncias livres de impurezas na Natureza. Separar os componentes de uma mistura, eliminar as impurezas que acompanham uma substância, são operações essenciais em Química.
As técnicas usadas para separar os componentes das misturas são diversas e dependem não só das diferenças de propriedades dos constituintes, mas também do estado físico em que se encontram as misturas. Enunciam-se a seguir algumas técnicas comuns, baseadas nas propriedades físicas dos componentes.
Cristalização
Separação de um componente através da formação de cristais sólidos, quer por evaporação do solvente e posterior arrefecimento da solução, quer pela adição de um solvente a uma mistura sólida, solvente esse no qual o componente a separar é pouco solúvel.
Sublimação
Separação por passagem de um sólido muito volátil à fase gasosa e posterior condensação dos seus vapores.
Centrifugação
Separação de componentes em suspensão numa mistura líquida, através da sua projecção contra as paredes de um tubo (ou tambor) em rotação (força centrípeta); as partículas sólidas depositam-se no fundo.
Decantação
Separação de um líquido de uma mistura heterogénea líquido-sólido ou de líquidos imiscíveis devido a diferenças de densidade. A decantação é um processo de separação que permite separar um componente sob a forma de partículas sólidas depositadas num líquido, ou permite separar dois constituintes líquidos imiscíveis entre si, isto é, permite separar os componentes de uma mistura que se encontram em fases diferentes: sólido-líquido e líquido-líquido. Por fase, em Química, entende-se uma parte homogénea, numa mistura, separada de outras por uma fronteira definida.
1. Para proceder à decantação de um líquido contendo partículas sólidas, estas deverão ser deixadas repousar no fundo de um gobelé. Com cuidado,