tecnicas de separacao e mistura
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA química
Alana G. TRINOSKI
FABIANE BRITO
JAQUELINE NALEVAIKO
TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
CURITIBA
2014
ALANA G. TRINOSKI
FABIANE BRITO
JAQUELINE NALEVAIKO
TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Relatório técnico apresentado na disciplina Química Geral I do Curso de Graduação em Engenharia Química da Pontifícia Universidade Católica do Paraná como forma parcial de avaliação referente a 1a Parcial.
Orientador: Profª. Angela Cristina Raimondi
Curitiba, Março de 2014SUMÁRIO
1.iNTRODUÇÃO..........................................................................................................4
1. Introdução
Em indústrias químicas e laboratórios, cotidianamente é necessário fazer separação de diversos componentes de uma mistura. Para isso, são utilizados diferentes técnicas de separação, de acordo com as propriedades físico-químicas das substâncias. (FELTRE, R. 2000)
1.1 TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO
1.1.1 EVAPORAÇÃO
A evaporação é utilizada para se obter o componente sólido que está dissolvido em um líquido, por meio de aquecimento. Este processo é altamente utilizado em salinas. Água do mar é colocada em tanques largos e rasos para que evaporem gradualmente e, a partir disso, obter sal. (PERUZZO, T. 2007).
1.1.2 FILTRAÇÃO A filtração é um processo utilizado para separar misturas heterogêneas de sólido disperso em líquidos ou gás. Em laboratório, é feita com funil comum, e folha de papel de filtro. Na indústria também é ultilizada, como por exemplo, nas chaminés das fábricas.
Para que a filtração ocorra mais rapidamente, utiliza-se a filtração à vácuo. Nas indústrias é comum utilizar filtros-prensa para acelerar a filtração. (FELTRE, R. 2000).
1 DESTILAÇÃO
A destilação simples é utilizada para separar misturas entre sólidos e líquidos. A mistura