tecnicas de pesquisa
Síntese
Há inúmeras técnicas de coleta de dados, dentre as quais podemos citar: observação, entrevista, questionário, formulário, medidas de opiniões e de atitudes, pesquisa mercadológica, testes, sociometria etc.
Para se obter sucesso em sua pesquisa, será necessário definir sua equipe de trabalho, prever um orçamento e traçar um cronograma para as atividades a serem desenvolvidas.
Pesquisas experimentais não são propriamente o espaço do laboratório, mas o controle de algumas variáveis para medir o comportamento de outras, é necessário definir a variável independente, ou seja, aquela que você acredita ser o fator determinante, a condição ou a causa para certo resultado, efeito ou consequência.
A variável dependente é justamente o fenômeno que você procurará estudar.
Variável de controle na preparação da pesquisa experimental, muitas vezes é necessário neutralizar ou anular, intencionalmente, um fator, um fenômeno ou uma propriedade, procurando impedir que ele interfira na análise da relação entre as variáveis dependentes e independentes.
Pesquisa de campo procura-se observar como os fenômenos ocorrem espontaneamente na realidade, sem a introdução de variáveis de controle.
Uma técnica tradicional de coleta de dados é a entrevista. É importante que a entrevista seja planejada através de um roteiro, para que seu rendimento seja adequado. É importante também que ela seja gravada, para que possa posteriormente ser transcrita e analisada com atenção. Possuímos diversas outras formas de realizar esta coleta de dados.
Analise
Existem diversas técnicas de pesquisas e formas de utilizá-las, onde cada técnica irá ser de maior utilidade dependendo dos objetivos pesquisa.
Interpretar
A pesquisa será de ótima qualidade quando se utiliza a técnica correta de pesquisa para determinado trabalho.
Conclusão
Adequar as técnicas corretas ao tipo de objetivo que se espera da pesquisa.