Tecnicas de pesquisa
Gastronomia e sazonalidades.
A pergunta de pesquisa:
Quais práticas mercadológicas o setor de gastronomia da região de Florianópolis adota para atrair turistas fora da temporada de verão?
Conhecer a cultura de um povo, por meio de sua gastronomia.
Objetivos gerais:
Investigar as práticas mercadológicas utilizadas pelo setor de gastronomia da região de Florianópolis fora da temporada de verão.
Objetivos específicos:
Pesquisar todos os materiais falados e registrados sobre a culinária florianopolitana, seus atrativos e como ela se aplica nas práticas mercadológicas.
Levantar dados sobre a forma que a gastronomia é utilizada para contribuição no turismo.
Interpretar e analisar os dados coletados de forma que possamos demonstrar todas e quaisquer formas de atrativos turísticos através da gastronomia.
Expressar de forma completa e clara as contribuições mercadológicas que a gastronomia tem abordado.
Hipótese de pesquisa: a) O setor de gastronomia influencia na escolha de destinos por turistas.b) As práticas mercadológicas adotadas pelos empreendimentos do setor gastronômico contribuem para incrementar o turismo fora da temporada de verão.
Justificativa
Hoje em Florianópolis, o turismo tem sido uma das três principais fontes da economia na cidade, ao lado de comercio e funcionarismo público, sendo de extrema importância, o turismo tem apostado em diversos aspectos para que isso tenha acontecido. Um dos aspectos, é o enfoque no turismo fora da temporada do verão, onde tem atraído o turismo empresarial. E junto a ele, a gastronomia típica da região tem dado opções de programas a se fazer em Florianópolis, quando a noite cai e as convenções se aprontam para o dia seguinte.
Para nós, futuros gestores e possíveis empreendedores, é um nicho muito promissor a ser explorado e observado, tanto pelo comportamento do consumidor quanto pelas oportunidades mercadológicas. Cada dia mais vem crescendo a importância das