Tecnicas de PDCA na implantação ISO9000
INTRODUÇÃO
1 – Considerações Iniciais
O desenvolvimento desse trabalho tem como objetivo demonstrar que a utilização da técnica do PDCA em conjunto com as ferramentas da qualidade, podem contribuir diretamente a obter melhorias em seus processos industriais, trazendo como consequência, melhores resultados econômicos.
O assunto em questão tem se mostrado ser indispensável para as empresas que buscam um crescimento consistente e focado na melhoria da qualidade de seus processos e produtos.
O Processo de melhoria da qualidade, está totalmente ligado, a redução de custos, aumento da confiabilidade, produtividade entre outros.
2 – Objetivos
O objetivo desse trabalho é descrever a aplicação prática da técnica do PDCA em uma situação real de busca de melhoria de processo dentro de uma indústria fabricante de maquinas e equipamentos apresentando toda a sequência de implantação e os resultados obtidos.
3 – Escopo do Trabalho
O presente trabalho foi desenvolvido na MECNIL Equipamentos Industriais, como ponto de partida para posterior implantação do sistema ISO 9001/2008
4 – Metodologia
. O principal objetivo de utilizar a metodologia foi o de mostrar passo a passo todas as etapas da técnica do PDCA, na solução de um problema real,
Para tal foi necessário seguir as seguintes etapas:
• Identificação do Problema
• Análise do Fenômeno e Processo
• Plano de Ação
• Execução
• Verificação dos Resultados
• Padronização das Ações Implantadas
CAPÍTULO II
CONTROLE DE QUALIDADE E PDCA:
1 – O Ciclo PDCA de Controle de Processos
1.1 – Introdução
O ciclo PDCA é um método gerencial de tomada de decisões para garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização.
Segundo ISHIKAWA (1989, 1993) e CAMPOS (1992, 1994) o ciclo PDCA (Plan,Do, Check, Action) é composto das seguintes etapas:
• Planejamento (P)
Essa etapa consiste em estabelecer metas e estabelecer o método para alcançar as metas propostas.
• Execução (D)
Executar as tarefas exatamente como foi