Tecnicas de negociação
PROFESSORA EAD: Karen
TUTOR PRESENCIAL : Katia Almeida
TUTORA A DISTÂNCIA: Vanessa Neves de Oliveira
Brasília-DF 20/ABRIL/2013.
Introdução
A negociação é um dos instrumentos mais antigos utilizados pela civilização humana, os mesmos não tinham técnicas e habilidades como os negociadores de hoje, não tinham a negociação como forma de perdurar suas alianças, nos dias de hoje, os negociadores são munidos de conhecimentos, técnicas e informações necessárias para ter êxito em seu objetivo, nos tempos antigos, os negociadores eram limitados. A negociação pode ser dividida em duas partes (Miranda) Primeiro caso: as que nunca mais se repetem, e a segunda, um relacionamento duradouro. No caso inicial vale a competição e no segundo caso a satisfação das duas partes.
A negociação é um processo de comunicação cujo objetivo é chegar a um acordo mútuo sobre as necessidades, interesses e desejos divergentes. Negociar significa persuadir. Além do mais, negociar significa que ambas as partes devem sentir-se satisfeitas com o resultado final. A negociação é um repertório de comportamento que inclui comunicação, marketing, psicologia, sociologia, firmeza e administração de conflitos. Sobretudo, significa ter nítida compreensão das próprias motivações e das outras pessoas, com isso, seus objetivos chegam a um censo comum.
O negociador tem que saber usar suas habilidades, seu conhecimento, suas técnicas, saber ouvir, mostrar interesse à outra parte, ter foco e nunca se mostrar superior, tem que se manter idôneo, transparente, pois com o tal consegue ampliar seu grau de confiança, fazendo com que suas negociações futuras sejam positivas.
Conceito de negociação
Todo processo de que os conhecimentos sobre técnicas de negociação ganhou forma a partir da teoria de sistema, onde grandes autores impeliram suas visões sobre o tema. Como por exemplo: