Tecnicas de negociação
Origem da teoria dos sistemas no campo da administração
Fazendo uma análise retrospectiva da teoria da administração, pode-se encontrar referências à ideia de sistema, embora eventualmente primárias, em obras de vários pesquisadores renomados nesse campo, onde cada um tem a sua teoria, seja ela clássica,humanas, entre outras.
Um sistema pode ser definido como um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, que tem um objetivo e podem afetar as demais partes.
Em 1930, Bertalanflly, em um novo cenário, considerava a abordagem sistêmica para alcançar resultados satisfatórios. Formulando ele então, duas ideias:
A importância da interdependência das partes: necessidade de analisar não apenas os elementos, mas suas inter-relações.
A necessidade de um tratamento complexo para uma realidade complexa: necessidade de aplicar vários enfoques para entender e lidar com uma realidade que se tornava cada vez mais complexa.
Ele passou a usar a TGS( Teoria Geral dos Sistemas), compreendia um conjunto de enfoques que se complementavam, entre os quais se encontravam a teoria de conjuntos. Forneceu um meio para se interpretar as organizações, compreendidas como partes de um sistema aberto, tornando evidente a natureza sistêmica das empresas.
Sendo assim, o único modo de para estudar uma organização é encará-la como um sistema, pois a característica distintiva da moderna teoria das organizações é justamente a conceituação das organizações como sistemas abertos.
Existem cinco considerações básicas relativas ao pensamento sistêmico:
1 - Objetivo do sistema: Metas ou fins em direção aos quais o sistema tende.
2- Ambiente do sistema: Tudo que está do lado de fora do sistema.
3- Recursos do sistema: Fatores internos que representam todos os meios disponíveis ao sistema para a realização das atividades necessárias ao alcance da meta.
4- Componentes do sistema: Atividades que contribuem para a realização dos