TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO
FACULDADE DE SANTO ANDRÉ - SP
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
UMA REFLEXÃO SOBRE A
ABORDAGEM SISTÊMICA
NA NEGOCIAÇÃO
SANTO ANDRÉ 2013
ÁLVARO SILVEIRA LIMA JUNIOR RA 5634125524
UMA REFLEXÃO SOBRE A
ABORDAGEM SISTÊMICA
NA NEGOCIAÇÃO
RESUMO – CAPÍTULO 1
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Dante Pinheiro Martinelli
Flávia Angeli Chisi
1.1 ORIGEM DA TEORIA DOS SISTEMAS NO CAMPO DA ADMINISTRAÇÃO
Os estudiosos da administração, aproximadamente em 1950 voltarem-se para os detalhes da organização para tentar entende-la como um sistema total.
Esses esforços estavam baseados em uma abordagem científica chamada Teoria dos Sistemas (ST).
Chester Bernard (colaborador da abordagem humanística da administração) emaceitação ampla desse conceito só se consolidou anos depois.
No entanto, a perspectiva de sistemas surgiu de um percepção dos cientistas de que certos princípios e conclusões eram válidos e aplicáveis a diferentes ramos da ciência. Diante dessa filosofia, o biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy lançou, em 1937, as bases da teoria dos sistemas. Para ele, um sistema poderia ser definido como um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, que tem um propósito específico e pode afetar as demais partes.
Em um artigo publicado em 1951, Bertalanffy usou pela primeira vez a expressão teoria geral dos sistemas (TGS), ficando conhecido como criador e precursor dessa teoria.
Com o advento da TGS, tornou-se evidente e indisfarçável a natureza sistêmica das organizações em geral e das empresas em particular. A visão sistêmica, bem como todas as ciências verdadeiras, está baseada em uma busca sistemática de justiça e ordem no universo.
A TGS é vista por Boulding como uma fusão das construções generalizadas mais elevadas da matemática pura, logica formal e das teorias especificas das diferentes disciplinas especializadas do mundo