Tecnicas de negociação
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
DISCIPLINA: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
PROFª. Mª. CRISTIANE VINHOLI DE BRITO
PROFESSORA/TUTORA PRESENCIAL: DEBORA URCINO FERREIRA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISONADA DE
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
BRASILIA DF, 13 DE ABRIL DE 2012.
ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÃO SALARIAL
O perfil do mercado de trabalho esta em constante modificação. Há cerca de quinze anos, o funcionário valorizado pela organização, era aquele que tinha muitos anos na mesma empresa e na mesma função que significava confiança e experiência profissional. Com a disseminação da informação, tecnologia e capacitação profissional se desenvolveu um novo perfil de profissional que é visto não somente como funcionário, mas agora também como colaborador, mudança que parece simples mais o transforma em uma importante parte da empresa, onde também se torna responsável pela própria formação profissional, e o tempo médio de relação contratual com a empresa é de três a quatro anos para que a experiência adquirida possa ser aperfeiçoada e sua meta profissional alcançada.
Quando se ingressa em uma empresa para desenvolver uma atividade, há uma remuneração de acordo com a responsabilidade exercida, conseqüentemente, almeja-se um crescimento profissional que reflete em melhor salário e outros benefícios como, plano de saúde, auxílio alimentação, distribuição de lucro e outros.
À medida que se absorve responsabilidades na empresa, cria-se a expectativa de aumento salarial compatível com a função exercida, portanto quando o colaborador não concorda com o valor ofertado, ele tem a opção de preparar uma proposta de aumento salarial para encaminhar a gerencia. Quando iniciamos um processo de negociação salarial, devemos ter uma boa comunicação e ser firme em nosso objetivo, pois as idéias devem estar claras para não gerar dúvidas e desconforto, neste momento podemos não atingir nossa meta tendo assim uma resposta