Tecnicas de negociação
Tem-se uma negociação a partir do momento em que pessoas com idéias, serviços, compras ou vendas buscam barganhar para chegar a um objetivo. O que uma das partes tem a oferecer, outra pode ter interesse em adquirir, então se inicia a negociação.
A negociação é um ato de transformar informações, as mesmas entram e são analisadas, estudadas e desenvolvidas, saindo como resultado de um objetivo alcançado. A negociação pode ser vista por etapas: planejamento, pé-negociação, negociação e resultado.
A primeira e mais importante, o planejamento, é a etapa onde se definem os objetivos, observam-se as partes envolvidas, analisam-se as condições de negócio, enfim, prepara-se uma negociação. Definidos esses itens, se estabelece um compromisso que logo será colocado em prática.
Dentro da negociação encontramos vários estilos de negociadores: pessoas controladoras, autoritárias, egoístas do tipo que buscam resultados acima de tudo sem pensar no outro, alguns que agem de forma impessoal meio robô, uns que fogem de conflitos, os ardilosos, os amigáveis, realmente são muito os estilos. Para que se possa melhor entender esses tantos estilos podemos classifica-los em apenas duas categorias: os cooperadores e os competitivos.
Os cooperadores buscam resultados, e os competitivos gostam de mostrar suas idéias e defende-las.
Cada um desses negociadores possui habilidades que facilitam suas negociações, essas habilidades podem ter nascido com eles ou foram adquiridas com treino, esforço e estudo, bem, mas isso não importa. Já que habilidade é habilidade.
Se bem observamos, veremos que negociação é algo muito comum, já que em atos cotidianos estamos sempre barganhando, negociando. Apesar de comum, a negociação tornou-se característica essencial para o mundo de hoje. Estamos na era da globalização onde a comunicação tornou-se extremamente ampla com o surgimento de novos aparelhos e tecnologias. Sendo a comunicação algo tão importante dentro de uma negociação vemos o