Tecnicas de negociação
Todos nós negociamos diariamente, a negociação está presente nos momentos mais comuns de nossas vidas e o conflito entre pessoas aumenta a cada dia. Ao negociar, envolvemo-nos em trocas concessões e barganhas, nas quais as questões substantivas em jogo estão colocando em risco e criando oportunidades para os relacionamentos.
Tanto em casa quanto no trabalho negociamos o tempo todo com os nossos pares, são vários os processos, os objetivos, os recursos, as condições gerais de trabalho, etc.
O objetivo final é o reconhecimento pelo sucesso alcançado. Negociar é uma arte, requer sensibilidade, criatividade, assertividade, capacidade de análise, compreensão de relações as vezes muito complexas.
Alguns termos classificam os resultados das negociações, que podem ser ganha/ganha, ou perde/perde. Parte-se do principio de que em nenhuma negociação perde/ganha há uma vitória propriamente dita.
Diferentes autores definiram negociação das seguintes formas:
"Negociação é o uso da informação e do poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão".(Cohen, 1980)
"Negociação é um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes".(Nierenberg, 1981)
"Negociação é um processo de interação potencialmente oportunista, pelo qual duas ou mais partes, com algum conflito aparente, buscam fazer o melhor (acordo) através de ações decididas conjuntamente ao invés do que poderia ser feito por outras maneiras". (Lax e Sebenius, 1986)
"Negociação é uma troca de convencimentos, onde uma parte persuade a outra apresentando os benefícios mais relevantes em relação ao ponto de vista defendido".(Paulo Ricardo Mariotini,