Tecnicas de negociação
ETAPA 2
*INTRODUÇÃO ( 1 PAGINA)
MEDIAÇÃO - comunicação entre pontos diferentes em que um terceiro estimula os envolvidos a celebrarem o acordo;
CONCILIAÇÃO – o mesmo tipo de situação, mas na qual o terceiro tem uma posição mais ativa. Um degrau a mais do que a mediação. Não se limita a auxiliar as partes a chegaram por elas ao acordo, podendo aconselhar e tentar induzir as mesmas ao resultado.Art.125,IV, 331 e §1º e 447, do CPC. Art. 21 da Lei 9.099/95. Art. 846 e 847, da CLT. (José Garcez, 2003;
NEGOCIAÇÃO – uma estratégia de administração de conflitos (Lewicki, Saunders e Minton, 2002).
*DESENVOLVIMENTO (3 PAGINAS)
Definições de Negociação
É possível encontrar variadas definições de “Negociação”:“É o processo de tomada de decisões em conjunto. É a comunicação, directa ou tácita, entreindivíduos que tentam estabelecer um acordo para benefício mútuo”
Young, 1991
“Um processo de interacção oportunista entre dois ou mais partidos, com algum conflitoaparente, visando atingir algo melhor em conjunto que o que conseguiriam de forma isolada.”
Lax e Sebenius, 1986
“Uso da informação e do poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma redede tensão”
Cohen, 1980
“Processo pelo qual partes interessadas resolvem disputas, acordam planos de acção, obtêmvantagens e/ou tentam desenvolver resultados que sirvam os seus interesses mútuos. Énormalmente considerada uma forma alternativa de resolução de conflitos.”
Enciclopédia Wikipedia
“Forma básica de obter dos outros o que eu pretendo. É um processo de comunicação bi-direccional com vista à obtenção de um acordo, em que ambas as partes possuem algunsinteresses em comum e outros díspares.”
Fisher & Ury, 1999
“Processo de interacção onde duas ou mais fracções com objectivos diferentes consideramrelevante envolverem-se em conjunto na procura de uma solução, procurando, através daargumentação e persuasão, atingir uma solução aceite por ambos.”
Autor