Tecnicas de negociaçaõ
A Importância da comunicação na Negociação
As variáveisbásicasda Negociação
Habilidadesessenciaisdos Negociadores
A Importância da comunicação na Negociação
A habilidade de entender e ser entendido tem a ver com saber escutar e transmitir ideias, que é a essência de um bom processo de comunicação e, por consequência, da própria negociação.
Saber utilizar a comunicação de forma adequada, aproveitando suas diversas possibilidades, é um desafio para qualquer pessoa envolvida em uma negociação.
À medida que um negociador apresenta uma proposta para a solução de um conflito estabelecido, estará fazendo uso da função expressiva da comunicação.
O sucesso de uma negociação depende de uma boa comunicação entre as partes e a informação assume um papel importante neste processo. Cada um dos membros envolvidos em um processo de negociação deve ser capaz de comunicar de forma nítida suas idéiase objetivos e verificar se a outra parte absorveu as informações e compreendeu a mensagem que lhe foi conduzida. Dessa forma, uma vez conhecida a posição das partes envolvida fica mais fácil encontrar pontos de semelhança que satisfaçam os interessem mútuos.
É bastante comum que as partes entrem em intensa confrontação sem que nenhuma delas tenha a real consciência de qual é a posição da outra e isto pode ocorrer devido a falhas na comunicação. Todas as formas de comunicação estão sujeitas a dificuldades que comprometem a transmissão, recepção e a interpretação da mensagem.
As pessoas se comunicam basicamente por três canais: o auditivo, o visual e o sinestésico. A maioria das pessoas tem um canal mais desenvolvido que os outros, contudo, mesmo que tenha um dos canais naturalmente predominante, é possível exercitar a percepção pelos demais canais
Vamos verificar cada uma delas
As pessoas auditivas utilizam a audição como principal sentido para captar informações e privilegiam a comunicação oral, sendo capazes de perceber as intenções pelo