tecnicas de negociaçao
Filme: Em boa companhia
Teatro-aula
Prof.ª Mariana
Resumo:
Este artigo tem como objetivo comparar e esclarecer as técnicas de negociação usadas em cada situação. Podemos perceber que em qualquer momento de nossas vidas estamos negociando. Tanto o filme quanto o teatro-aula nos mostra claramente o que passamos no dia a dia e nem sequer percebemos o quanto a negociação está presente em nosso cotidiano.
Palavras-chave:
Técnicas, ganha-ganha, ganha-perde, negociação, estratégias.
Introdução
1. O que é negociar?
São vários os conceitos de negociação, portanto, com um único objetivo, saber negociar, saber ganhar e saber perder.
A negociação está presente em nossas vidas desde quando nascemos, negociamos na infância, negociamos na adolescência e a negociação se faz presente principalmente na fase adulta, tanto na vida profissional como pessoal.
Negociar não é enganar, embora confundido por muitas pessoas, entra então nesse conceito, o que se diz ganha-ganha ou ganha-perde.
Uma negociação séria e bem sucedida é aquela que satisfaz ambas as partes, sendo satisfatória, há então a oportunidade de uma nova negociação entre as mesmas pessoas, criando assim um vínculo.
2. A exibição do filme Em boa companhia.
O filme retrata o mundo corporativo, onde Dan, um homem mais velho e com uma família estruturada, ama seu trabalho e o faz com toda dedicação. Já Carter, um jovem que pensa apenas em números, no que seu emprego lhe renderá e tem uma vida pessoal conturbada, não dá o mínimo valor ao crescimento profissional.
Neste primeiro momento percebemos a perspectiva de cada personagem, um com características auditivas, um bom negociador que logo vimos como exemplo, à forma em que negociou com um de seus maiores clientes, deixando-o á vontade na decisão de fechamento dos negócios, ouvindo seus relatos e o apoiando, usou uma estratégia de venda massageando o ego de seu cliente, fazendo com que ele