Tecnicas de Inovação empresarial
Paulo ricardo n° 33
Raphael victor n° 35
Tatiane souza n° 42
gERAÇÃO DE nOVAS iDÉIAS
Professora Rosangela
ITANHAÉM
ABRIL 2015
1. Índice
1. Índice 4
Introdução 5
2. BRAINSTORMING 6
3. BRAINRITING 6
4. SCAMPER 7
5. MIND MAP 7
6. SEIS CHAPÉUS 8
7. Conclusão 10
Introdução
Como as organizações vêm com idéias novas?
E como eles usam essas idéias para criar novos produtos, serviços, negócios e soluções bem-sucedidas? Vamos descobrir usando 5 técnicas!!! .“Geração de Novas Idéias”
2. BRAINSTORMING
Brainstorming
É, literalmente, “tempestade cerebral” em inglês, e, na prática, é isso que se faz mesmo: uma tempestade de idéias. Essas idéias partem do grupo envolvido na criação de um projeto, onde os participantes podem expor até as coisas mais esdrúxulas. Não existem regras específicas para se fazer uma sessão de brainstorming.
O tempo do brainstorming vai depender das necessidades e do tamanho do projeto
O processo criativo precisa fluir naturalmente e as pessoas têm que se sentirem à vontade para falar tudo o que lhes passar pela cabeça. Quanto mais idéias, melhor! 3. BRAINRITING
É prática em grupo onde são realizados registros escritos de idéias com o propósito de se alcançar um objetivo específico. Também conhecida como Método 6-3-5
Técnica criativa que provê uma forma eficaz e simples para coletar idéias inovadoras de um grupo de pessoas sobre como resolver um problema, desenvolver um projeto ou melhorar uma situação existente.
Esta prática, desenvolvida pelo professor alemão Bernd Rohrbach, tem como alvo gerar 108 idéias em apenas meia hora.
O ponto central de uma sessão de Brainwriting está na qualidade da questão, pois quando esta é elaborada de modo eficiente tende:
Permitir a comunicação verbal apenas entre os ciclos escritos;
Procurar ser o mais visual possível