tecnicas de fabricação salgados e doces
Autora: Damares Candido Machado Biondi
MiniCv: Graduada em administração de empresas pela Faculdade CNEC. Fez curso de salgados finos pela Buzero – boas práticas de fabricação de produtos alimentícios pelo Senai e panificação pela Prefeitura Municipal de Rio das Pedras – aprendendo a empreender Sebrae/SESI/ Piracicaba. Atuou como autônoma na elaboração de doces e salgados, supervisora de recursos humanos na em empresa metalúrgica, gerente de produção em indústria moveleira, gerente de produção em indústria de confecção de roupas, supervisora administrativa em empresa de construção civil. Atualmente é assistente administrativa na editora etb.
[Título de capítulo: Técnicas de fabricação de massas e biscoitos]
[Nome de autor(a): Damares Candido Machado Biondi]
[Sessão] Um pouco da história
Em todas as famílias sempre tem uma pessoa especialista em fazer massas. Quem não se lembra daquele pão salgada ou doce, bem feitinha, quentinho saindo do forno? Antigamente não podíamos jogar um pedaço de pão fora sem antes beijá-lo, era costume dos antigos, para eles pão era símbolo do primeiro alimento assim como a água da primeira bebida. O principal ingrediente desta pasta era o trigo, envolvido em todo um sentimento religioso, uma massa bem feita ainda não cedeu lugar a ninguém. Ela é celebrada de diversas formas a muitos séculos, das receitas mais simples usando apenas o trigo ou até as mais sofisticadas usando ingredientes requintados. Podemos ver, abrindo a todo o momento padarias artesanais que aumentam seu arsenal de variedades, confeiteiros famosos viajam sempre em busca de novidades.
Você sabia que o segundo grão mais produzido no mundo é o trigo? Depois dele é o milho. Não podemos precisar as primeiras plantações de trigo, pois os registros históricos diferem entre si. As variedades das datas para se ter uma idéia, estima-se que as plantações ocorreram entre 12.000 a.C (antes de Cristo) até 6.700