Tecnicas de criatividade
1. Dois problemas são melhores que um
As pessoas resolvem muitos problemas por analogia: resgatando um problema similar antigo e aplicando a mesma solução, ou similar. Infelizmente, estudos descobriram que as pessoas têm dificuldade de lembrar problemas similares que eles já resolveram.
Num estudo não intuitivo, entretanto, Kurtz e Lowenstein (2007)descobriram que tendo dois problemas ao invés de um tornava mais provável dos participantes lembrarem de problemas que eles já resolveram antes, o que os ajudava a resolver o problema atual.
Então, não evite complicações; junte todas elas. Elas podem muito bem lhe ajudar a resgatar sua memória.
2. Verbos genéricos
Outra ajuda para o pensamento por analogia pode ser obtida escrevendo o problema e, depois, substituindo os verbos do problema por alguns mais genéricos.
O que Clement e outros (1994) descobriram quando testaram esse método é que saltos em analogias são mais fáceis quando problemas são descritos usando termos mais soltos, mais genéricos. Neste estudo, o desempenho melhorou em até mais de 100% em algumas tarefas.
Esta é apenas mais uma de várias técnicas que estimulam o foco na essência do problema, ao invés de nos seus detalhes específicos.
3. Sinônimos e classificação por categorias
Da mesma forma que trocando os verbos, recodificando o problema usando sinônimos e classificando por categorias pode ajudar.
Isto significa analisar o tipo de problema e encontrar diferentes formas de representá-lo. Lowenstein (2009) enfatiza a importância de se acessar a estrutura subjacente do problema como forma de se desenvolver uma solução.
4. Briga! Briga! Briga!
Nossa tendência é pensar que, quando as pessoas estão discutindo, elas ficam com a mentalidade mais estreita e rígida e, consequentemente, menos criativa.
Mas, de acordo com a pesquisa de Dreu e Nijstad (2008), o oposto pode efetivamente ser verdade. Através de quatro experimentos, eles encontraram que, quando num conflito, as pessoas de