Tecnicas de apresentação
Considera-se trânsito a utilização das vias (ruas e avenidas) por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupo, conduzidos, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga. Fazem parte do trânsito o homem, o veículo e a via, quando andamos a pé, de bicicleta ou até mesmo de cavalo ou carroça fazemos parte do trânsito. Podemos perceber que o trânsito surgiu bem antes dos automóveis. Porém, com a presença do automóvel o trânsito fica mais agitado e difícil.
Os primeiros tipos de transportes foram movidos por animais, depois surgiram as carroças e mais em frente em torno do ano de 1790, foi inventada a bicicleta. No ano de 1886 o alemão Carl Benz registra o que ficou conhecido como primeiro automóvel do mundo, era uma espécie de triciclo.
Com os veículos surgem os acidentes de trânsito, como batidas, atropelamentos etc. A necessidade de orientar as pessoas que andam pelas ruas sempre foi importante, assim foram criadas as leis para organizar o trânsito e evitar os acidentes. Todos têm direitos e deveres no trânsito, inclusive os pedestres.
Atualmente aqui no Brasil o trânsito é regido pelo CTB – Código de Trânsito Brasileiro. A lei é bastante rígida, mas nem sempre é cumprida e muitos acidentes ainda acontecem. A Organização Mundial de Saúde – OMS e as pesquisas comprovam que o trânsito é uma das maiores causas de mortes no mundo e no Brasil. Isso acontece principalmente por causa da imprudência e distração das pessoas. Os pedestres não respeitam faixas, semáforos e passarelas. Motoristas dirigem alcoolizados e andando em alta velocidade, ciclistas e motoqueiros também desrespeitam as normas. Desta forma, todos acabam contribuindo para um trânsito problemático.
A segurança no trânsito é direito de todos, mas para isso as pessoas devem colaborar. Os motoristas devem seguir as normas da legislação e as pessoas devem andar nas ruas com atenção, observar a sinalização, atravessar em locais onde houver faixas de