Tecnicas de administração de pessoal
Resumo do Texto: Ensinamentos de a Arte da Guerra
Com base no livro a “ Arte da Guerra” que foi escrito no séc. IV a.C., há cerca de 2.500 anos, pelo autor Sun Tzu, cujo o mesmo era um general e estrategista chinês. Hoje em dia o livro ainda continua a ser admirado como fonte de diversos ensinamentos na área da estratégia. Atualmente muitos consideram “ A Arte da Guerra” como um principio do próprio conceito de estratégia. Os conselhos e ensinamentos que o livro possui, são perfeitamente adaptáveis as empresas no mundo dos negócios, pois basta apenas imaginar o mercado de trabalho como um campo de batalha, e as empresas concorrentes como um inimigo.
Sun Tzu, escreveu A Arte da Guerra, com base nos seus profundos conhecimentos das manobras militares, no livro ele detalha ensinamentos de estratégias de combate e táticas de guerra. Viveu na China, numa epóca turbulenta dos estados guerreiros, e venceu muitas batalhas como general e filósofo-estrategista. O autor visava muito a importância da obediência, disciplina, planejamento e motivação das tropas. O livro A Arte da Guerra, é uma obra original e muito valiosa, pois é considerado o mais antigo tratado de guerra e hoje em dia esta sendo destinada a guerra das empresa no mundo dos negócios.
Os ensinamentos que tiramos da obra é que a primeira batalha a ser vencida é contra nós mesmos, para que assim conseguiremos atingir uma meta. O livro nos ensina que é necessário agir em conjunto, conhecer o ambiente de ação, os obstáculos a ser vencido e, é claro, conhecer seus próprios pontos fortes e pontos fracos. O principal objetivo é obter do adversário maior informação possível, transformando seus atos em benefícios.
Em relação aos comandados, é preciso manter uma postura rígida, ser respeitado, ter prestígio, ser temido.
A superioridade não conferem vantagens, mas a determinação de um líder sim, que é fundamental para uma vitória e assim consequentemente ira conquistar os