tecnicade mixagem
5319 palavras
22 páginas
Conceitos e Técnicas de MixagemConceitos e Técnicas de
Mixagem Em Áudio
Efeitos
Texto original de SAE Institute
Traduzido do original em
Inglês por Germano Lins para www.musicaudio.net A cópia deste tutorial no todo ou em parte está liberada para fins didáticos desde que citada a fonte e seu autor.
Copyright © by MUSICAUDIO www.musicaudio.net 0**71 3668478
Conceitos e Técnicas de Mixagem
REVERBERAÇÃO
Imagine alguém cantando em um ambiente espaçoso constituído de chão, paredes e teto de alvenaria. Para onde vai o som? O que o microfone consegue captar?
Cada som emitido pelo cantor é refletido nas paredes, chão e teto, o som emitido pelo cantor alcançará primeiramente o microfone, seguido das primeiras reflexões. Neste caso, a primeira reflexão virá do chão, depois a do teto, já que estas superfícies estão mais próximas, e após as reflexões das paredes de ambos os lados, e finalmente as reflexões das paredes situadas em frente e atrás do cantor. Estas reflexões não se deterão neste ponto, seguirão seu curso sem cessar. Então virão as reflexões mais distantes, em que o som estará misturado com o som do teto, e o do chão e voltado ao microfone. O tempo que as primeiras reflexões levam para retornar ao microfone é proporcional ao tamanho da sala. O som viaja a 30cm por milisegundo, considerando que o cantor está posicionado de uma forma eqüidistante entre as paredes laterais e estas estejam separadas por vinte pés, a primeira reflexão destas paredes será retardada por 20ms. Caso o cantor esteja posicionado a vinte pés desde a parede do fundo, essas reflexões chegarão ao microfone após 40ms. Logo, as últimas reflexões começarão a chegar, mas graças a elas mesmas, seguirão gerando reflexões até estabelecer um campo reverberante em que nenhuma destas reflexões será distinguível e ocorrerá a verdadeira reverberação.
Copyright © by MUSICAUDIO www.musicaudio.net 0**71 3668478
2
Conceitos e Técnicas de Mixagem