tecnica e tecnologia
Nos dias de hoje, é notório pensar que técnica e tecnologia são sinônimos. Analogicamente, a filosofia afirma que a técnica é uma atividade mais empírica e a tecnologia está um pouco mais ligada ao mundo atual, à globalização de ideias e à ciência.
A técnica envolve procedimentos humanos, ela é uma arte. Ela compreende um conjunto de processos, normas ou regras aptas a conduzir uma atividade com eficácia. Graças à observação, elabora um conjunto de receitas e práticas para agir sobre as coisas. Técnica é criar um manejo, um conhecimento que possa gerar inventos com intuito de facilitar um determinado trabalho. Com as relações sociais de experiências ocorre a evolução das técnicas, que seria um acúmulo de conhecimento acerca das formas de trabalho.
Já a tecnologia, podemos defini-la como uma “técnica evoluída”, que é fruto de ideias oriundas do passado que ao longo dos anos foram sendo modificadas e aprimoradas, principalmente após 1970, início da terceira Revolução Industrial, quando o conhecimento científico e a pesquisa deram um salto gigantesco.
Os avanços tecnológicos têm como objetivo apresentar novidades às indústrias, além de contribuir para o mercado especulativo e também aumentar o conforto da população que tem condições para sustenta-la. Na medicina revolucionou tratamentos, criou vacinas, descobriu a cura de doenças e com tudo isso melhorou a qualidade de vida, elevando também a expectativa.
No entanto, é preciso atentar-se, pois essas evoluções não ocorrem no mundo de forma homogênea, em razão das disparidades tecnológicas decorrentes do grau de desenvolvimento dos países (países desenvolvidos e subdesenvolvidos).
Padrões bem claros da diferença entre a técnica e a tecnologia são, por exemplo, um relógio de sol é um objeto técnico que serve para marcar horas seguindo o movimento solar no céu. Um cronômetro, porém, é um objeto tecnológico: por um lado, sua construção pressupõe conhecimentos teóricos e, por outro lado, seu uso