Tecnica sanduiche para feedback
Muitas vezes, aquilo que separa um membro de equipe normal de um membro excepcional é a sua capacidade, como líder, de lhe dar feedback.
O feedback deve ser percebido como uma oportunidade de melhorar a performance do colaborador. Ao dar feedback, estamos proporcionando ao colaborador que esse se desenvolva nos mais diversos aspectos da sua vida profissional como membro de sua equipe.
Uma das formas de verificar se o seu feedback é eficaz é, por exemplo, analisar se as suas sugestões estão sendo utilizadas ou não. É interessante analisar que a maioria das pessoas tem o que é necessário para conseguir tornar-se excelente nos diferentes aspectos da sua vida profissional, no entanto, para elas é mais fácil continuar a operar na sua zona de conforto do que ser excelente. Se queremos que as pessoas saiam da sua zona de conforto e consigam dar o próximo passo, devemos, de uma forma contínua e sistemática, dar-lhes feedback que os encoraje a evoluir. O feedback é uma ferramenta excepcional para levar a cabo a tarefa de fazer sua equipe chegar a alta perfomance.
Nesse sentido, vamos lhes apresentar uma nova forma de dar feedback que irá por certo ajudar, trata-se do Feedback Sanduíche. Não comecem a rir, trata-se de uma das melhores técnicas para darmos corretamente feedback à nossa equipe. O Feedback Sanduíche é composto por três passos e você deve fazer isso em particular, lembre-se, elogio em público, feedback sempre em particular: 1. A base do sanduíche ou elogios
Comece por falar sobre um ou dois pontos que a pessoa tenha realizado corretamente. Quanto mais específico for, melhor será o impacto. Isto tem por objetivo reforçar o que ele já faz bem, mas, ao mesmo tempo, preparar o terreno para as sugestões que se seguem.
Quando nos elogiam, normalmente ficamos mais receptivos ao que se segue. Se você começar por um ponto negativo, a pessoa tende a se fechar e não vai ouvir o próximo passo, que é o mais importante.
2. O recheio ou