Tecnica geral
Autor: Caio Lauer
More Sharing ServicesCompartilhe|Share on emailShare on print
Desde 2008, a Cacau Show detém o título de ser a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo. Com um pouco mais de 10 anos de existência, a empresa possui mais de mil franquias por todo o Brasil e está presente na maioria dos estados do país.
Para falar sobre este sucesso, conversamos com Alexandre Costa, fundador da Cacau Show e exemplo de espírito empreendedor. Alexandre foi eleito o Empreendedor do Ano 2011 pela Ernst & Young Terco, sendo o único brasileiro a representar a nação no circuito mundial da premiação. Ele ainda conta sobre a cultura, desenvolvimento de pessoas e ações sociais da empresa.
Boa leitura!
A sua relação com o chocolate como negócio começou cedo, com 17 anos de idade. Desde esta época já enxergava a oportunidade como algo profissional e que levaria para sua carreira?
Quando era adolescente, já tinha em mente essa vontade de ter meu próprio dinheiro e de ser uma pessoa independente. Comecei trabalhando em posto de gasolina, enchendo pneus. Enquanto via muitas famílias indo viajar, eu estava ali procurando ganhar algum dinheiro. Depois, larguei e comecei a ajudar minha mãe, que na época trabalhava com produtos e utensílios e os vendia porta a porta e, até certo período, aprendi muito.
Quando decidi empreender para ter meu próprio negócio, lembrei, então, que há alguns anos ela havia tentado incluir chocolates artesanais no catálogo dos produtos que ela vendia, mas não deu certo. Foi aí que decidi investir e começar a comercializar esses chocolates sem entrar em conflito com os produtos que minha mãe vendia.
Em 1988 vendi ovos para clientes na Páscoa e descobri que o fornecedor não possuía a gramatura para produção daqueles ovos, tive que me virar para produzir e dar conta do que vendi. Foi a partir deste episódio que comecei a longa jornada na construção da Cacau Show.
Apesar de começar bem cedo,