Tecnica de separção de misturas
Materiais
Vidrarias: Funil de vidro, almofariz, pistilo, condensador reto, copo de becker, vidro de relógio, bastão de vidro, funil de Buchner, Kitassato, erlenmeyer, pipeta graduada, funil de decantação, termômetro, tubo conectante de 3 vias, balão de fundo redondo e tubo conectante de saída.
Equipamentos: Capela de exaustão, chapa de aquecimento, bomba a vácuo, balança analítica e manta de aquecimento.
Reagentes e Soluções: Água destilada, álcool comercial, CaO, areia, CuSO4, éter de petróleo, S8, CuSO4.5H2O, I2 e NaCl.
Outros: Suporte Universal, bulbo pipetador, anel para funil, papel filtro, papel encerado, elevador, colher, garra para condendensador com mufa, mangueira e proveta graduada,
Procedimento:
A) e B) Filtração Simples e à Vácuo: Com o auxilio de uma balança analítica foi pesado 0,1 g de óxido de cálcio em um pedaço de papel encerado, após transferiu-se para um copo de Becker de 150 ml. Adicionou-se 50 ml de água destilada, a qual foi medida com uma proveta graduada, agitou-se com um bastão de vidro. O papel filtro foi dobrado adequadamente e foi colocado no funil de vidro que foi apoiado no anel para funil, no suporte universal. A solução foi divida, metade foi filtrada com papel filtro e a outra a vácuo, com auxílio do funil de Buchner, do Kitassato e da bomba a vácuo e um pedaço de papel filtro.
C) Decantação de uma mistura Sólido-Líquido: Colocou-se 2 colheres de areia em um Becker de 150 ml, adicionou-se 50 ml de água destilada, medida com o auxilio da proveta graduada, agitou-se com o bastão de vidro. Esperou-se decantar, e após o liquido foi despejado em um erlenmeyer de 125ml.
D) Decantação de uma mistura líquido-líquido: Adaptou-se um anel para funil no suporte universal e apoiou-se o funil de decantação. Pipetou-se 10 ml de sulfato de cobre (II) no funil para decantação. Pipetou-se igual volume de éter de petróleo, agitou-se a mistura e esperou-se até que houve a