tecnica de pipetagem
Aparelhagem de laboratório: pipetagem.
Objetivos:
Descrever o material utilizado no laboratório de Bioquímica e seu uso;
Executar corretamente a operação de pipetagem, manipulando pipetas de diferentes volumes.
Função dos Materiais:
a) Utensílios para conter volumes: São enquadrados neste item, aqueles utensílios usados no preparo de soluções; evaporações; armazenamento de líquidos; conter reagentes durante uma reação; receber produtos de uma reação; etc. Todos estes utensílios são caracterizados por apresentarem diâmetros variados e consequentemente volumes variáveis. Copo de Becker (Griffin)
Frasco de Erlenmayer
Tubo de Ensaio
Vidro de relógio
b) Utensílios para medir volumes São destinados a fornecer volumes variados ou definidos durante o preparo de soluções e reagentes, durante uma reação e outras operações de laboratórios. Nunca devem ser levados a estufa de secagem a temperaturas elevadas. Todo utensílio para medir volume traz a marca do fabricante relacionada com a temperatura que foi calibrado e a esta temperatura de graduação é que fornece o volume exato.
Pipeta graduada
Pipeta volumétrica
c) Utensílios de uso limitado (auxiliares) As operações em química necessitam além dos utensílios de conter e medir volumes, outros mais específicos, de funções definidas que auxiliam as manipulações, montagens de aparelhos, processos químicos em geral, desde uma simples filtração até processos muito complicados. Os mais importantes e de uso corriqueiro são os seguintes.
Funis
Bico de Bunsen
Pisseta (Frasco Lavador)
Garra
Pinça
Tripé
Tela de amianto
Estante para tubos de ensaio
Técnica:
Leitura correta de volume: ao ler volumes em vidraria volumétrica deve-se evitar erros