Tecnica de negociação
Quando se fala em negociação, logo se imagina um processo de comercialização entre vendedor e comprador.
Há várias definições de negociação, entre elas a de BERNABEU (2008) “Negociação é um processo de comunicação interativo, no qual duas ou mais partes buscam um acordo, durante uma transação, para atender a seus interesses”.
O ato de negociar é utilizado todos os dias para resolver diferenças e compartilhar auxílio. Ela ocorre entre vários tipos de pessoas – amigos, marido e mulher, crianças, familiares, vizinhos, desconhecidos, instituições e até mesmo entre países.
Tão logo exaltamos nesse trabalho, o conceito da negociação como a evidência do envolvimento da relação entre duas ou mais partes que compartilham idéias, informações e opções, durante o ato de negociar.
No processo de negociação é necessário saber ouvir, pois enquanto não se estiver preparado para ouvir não se está preparado para negociar.
DESENVOLVIMENTO
Diante das diferentes definições de Negociações, todos os autores ao conceituarem o processo de negociação têm como concepção principal, o objetivo de satisfazer ambas as partes, num acordo amigável que conduza a durabilidade da parceria.
Nas negociações que prevalece a postura competitiva é normal que o resultado final, seja de um processo de “ganha-perde”, onde uma das partes sai sem alcançar os objetivos desejados.
E nas negociações que a postura é de evitar o contato ou até mesmo perde para prejudicar o outro interessado, se dar o processo de perde-perde. Em contrapartida quando existe a cooperação coletiva as necessidades provocam o processo de ‘’ganha-ganha’’.
"Negociação é um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes”. (BERNABEU, Francisco.)
"Negociação implica caracteristicamente uma troca de dar e receber entre negociador e o oponente, que tentam chegar a uma conclusão agradável ou