TECNICA DE COLETE DE SANGUE
CURSO DE BIOMEDICINA
CRISTIANE ALVES PEREIRA
REJANE VEIRA DE ALENCAR
THIAGO JACOBI PACHECO
VANDIAN B. OLIVEIRA
TÉCNICAS DE ASSEPSIA
SINOP-MT
2014
CRISTIANE ALVES PEREIRA
REJANE VEIRA DE ALENCAR
THIAGO JACOBI PACHECO
VANDIAN B. OLIVEIRA
TÉCNICAS DE ASSEPSIA
Trabalho apresentado à Disciplina de
HEMATOLOGIA, como um dos requisitos para a avaliação parcial do Curso de Biomedicina da
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de
Sinop.
Docente
DANTAS.
SINOP-MT
2014
Prof.(a):
TASSIANA
INTRODUÇÃO
As técnicas de semeadura são o método pelo qual se transfere inoculo de microrganismos de um meio de cultura para visualizar o crescimento dos mesmos, onde foram realizados os métodos de estriamento continuo e método de estriamento por esgotamento na placa de Pretri com meio de cultura Mac Conkey.
Na maioria dos casos, o microorganismo a ser isolado faz parte de uma população mista, sendo indispensável o seu isolamento no sentido de obtenção de cultura pura. Uma das maneiras de se obter uma cultura pura consiste no emprego da técnica de semeadura, em que são obtidas colônias isoladas de microrganismos. As colônias são caracterizadas por suas características morfológicas e, dependendo do objetivo, são cultivadas separadamente em meios sólidos ou líquidos para a posterior identificação. A técnica de semeadura também pode ser aplicada em determinados estudos com o objetivo apenas de cultivo ou para quantificar a população microbiana.
Muitos microrganismos são capazes de produzir determinadas substancias com atividade bactericida,
denominadas genericamente de
bacteriocinas.
As primeiras
bacteriocinas descritas foram as colicinas, ativas contra Escherichia coli, produzidas por determinadas cepas E. coli e algumas enterobacterias. Atualmente são conhecidas muitas outras bacteriocinas produzidas principalmente por Gram-positvos, patogênicos ou não. O
maior