Tecncas de negociação
ATPS – Técnicas de negociação
Introdução:
Negociação se dá a todo o momento da vida do ser humano. Ela é uma forma que cada um usa para influenciar o outro a fim de que possa de uma forma agradável, atender os seus interesses de preferência que ambas as partes fiquem satisfeitas.
Vemos a todo instante na política, na escola, no trabalho e no próprio ambiente familiar esse processo, em que as pessoas usam de sua influencia para chegar a um acordo.
A negociação com êxito requer um conhecimento e um preparo prévio ao assunto a ser abordado, o negociador deve estar apto para possíveis mudanças de plano e saber lidar com situações adversas.
Nas empresas, não é diferente. As negociações são constantes, São vários os processos, os objetivos, os recursos, as condições gerais de trabalho, etc. Internamente, todos negociam com clientes, fornecedores, agentes financeiros, comunidade. Estas inter-relações e negociações têm, vários objetivos e as realizações são o prêmio e o reconhecimento pelo sucesso alcançado.
Enfim é importante dizer que negociação envolve duas ou mais partes, na comunicação bilateral que envolva interesses comuns ou conflitos, e que buscam pelo acordo que atenda a todos os envolvidos.
Através do acesso a conceitos e técnicas, pode-se aprender e desenvolver a arte da negociação. Sendo ela uma troca de valores, estamos sempre aprimorando as nossas qualidades para nos tornarmos bons negociadores. A negociação bem feita gera o sentimento de ganha x ganha e nos proporciona um crescimento como seres humanos. Assim, queremos compartilhar o resultado de nossa pesquisa.
CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO
Em uma negociação não se deve improvisar a estratégia nem as táticas que serão utilizadas. Elas devem estar definidas e convenientemente preparadas antes de sentar-se a negociar.
Isso não impede de irmos ajustando nossa atuação na medida em que a negociação vá se desenvolvendo.
Também é importante detectar a estratégia da outra parte e as