Tecidos
Engenharia de Controle e Automação
Hugo Oscar
Sanders Batista
PROCESSO DE PRODUÇÃO DO TECIDO
Belo Horizonte
2012
Hugo Oscar
Sanders Batista
PROCESSO DE PRODUÇÃO DO TECIDO
Trabalho apresentado à disciplina Processos Industriais, do curso de Engenharia de Controle e Automação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Orientador: Attenister Tarcísio Rêgo
Belo Horizonte
2012
INTRODUÇÃO
O tecido é um material à base de fios de fibra natural, artificial ou sintética, que compostos de diversas formas tornam-se coberturas de diversos tipos formando roupas e outras vestimentas e coberturas de diversos usos, como cobertura para o frio, cobertura de mesa, limpeza, uso medicinal (como faixas e curativos), entre outros.
CARACTERISTICAS GERAIS
O processo de produção de tecidos planos consiste no entrelaçamento de fios longitudinais com fios transversais para a formação da trama. Esse processo, aparentemente simples, exige, no entanto, preparação prévia do fio, como o urdimento e a engomagem.
O processo de fabricação do tecido de malha é relativamente mais simples do que o de tecidos planos, não exigindo os procedimentos prévios de preparação do fio. Esse processo se utiliza de um único conjunto de fios que se ligam através de laçadas, o que confere aos tecidos de malha maior flexibilidade e elasticidade, comparativamente aos tecidos planos.
MATÉRIAS-PRIMAS
A tecelagem utiliza fios de fibras naturais (algodão, lã), artificiais (viscose) e sintéticas (nylon, acrílico, poliester), além dos chamados elastanos (a lycra é o mais conhecido deles). Toda essa variedade de fios, contudo, não se aplica uniformemente a todos os tecidos: para cada tipo de tecido, e, conseqüentemente, cada tipo de máquina, há determinada quantidade e tipo de fio utilizado. São exemplos de fios utilizados em tecidos planos e malharia:
Algodão A maior parte dos tecidos, no Brasil, é