Tecidos
O tecido nervoso é de origem ectodérmica e possui células de grande especialização, é responsável pela constituição do sistema nervoso, permitindo aos seres uma rápida percepção do meio em que vivem.
Embora sejam os músculos que respondem aos estímulos, é o tecido nervoso o responsável por sua recepção e escolha da resposta adequada. Este tecido é encontrado nos órgãos do sistema nervoso, como o cérebro e a medula espinhal. Percebe-se o surgimento do tecido nervoso a partir dos celenterados.
FUNÇÃO DO TECIDO NERVOSO
O tecido nervoso tem como principal função, coordenar as atividades de diversos órgãos, recebendo informações do meio externo e respondendo aos estímulos recebidos.
CÉLULAS DO TECIDO NERVOSO
O sistema nervoso é constituído por diferentes tipos de células, sendo as principais, os neurônios, as células de Schwann e as neuroglias.
Neurônios – Responsáveis pela recepção e transmissão dos impulsos nervosos;
Células de Schwann - Certos tipos de neurônios são envolvidos por células especiais, as células de Schwann. Essas células se enrolam dezenas de vezes em torno do axônio e formam uma capa membranosa, chamada bainha de mielina, que atua como um isolamento elétrico e aumentando a velocidade de propagação do impulso nervoso ao longo do axônio.
Células da Glia ou Neuroglia – São responsáveis pela sustentação e proteção das células deste tecido. Estas células são de vários tipos, relacionadas com a sustentação e a nutrição dos neurônios, com produção de mielina e com a fagocitose. Estas células se diferem entre si, em relação à forma e função, desempenhando cada uma um papel diferente na estrutura e no funcionamento do tecido nervoso. São classificadas da seguinte forma:
Astrócitos – que dão suporte mecânico e fornecem alimento à complexa e delicada rede de circuitos nervosos;
Oligodendrócitos – que desempenham função equivalente à das células de Schwann, formando bainhas protetoras sobre os neurônios que ficam no encéfalo e